0%

Gigacast #06: A Serie Black Mirror e a Relação Homem e Máquina


Gigacast #06: A Serie Black Mirror e a Relação Homem e Máquina
Podcasts

 
 
00:00 /
 
1X
 

Eilor Marigo e o nossos amigo e convidado Sethista debatem nesta edição #06 do Gigacast Podcast a relação homem e máquina, tomando por base o seriado sci-fi Black Mirror, da Netflix.

Aviso sobre spoilers: Tentamos evitar o máximo possível, mas eles existem e são muitos!

Constantemente comparado com "Além da Imaginação", o seriado "Black Mirror" surgiu como um grande sucesso da Netflix.

Constantemente comparado com “Além da Imaginação”, o seriado “Black Mirror” surgiu como um grande sucesso da Netflix.

Black Mirror e a Relação Homem e Máquina

“O respeitado Rabino Löew (Lé-u) era conhecido como um dos portadores de poderes mágicos que combinavam os quatro elementos: o fogo, a água, o ar e a terra, capaz vitalizar esculturas feitas de barro.

Apesar de ser a época do império do iluminado Rudolph II, por volta do século XVI os judeus sofriam diversos ataques e retaliações anti-semitas em Praga e, para proteger o Quarteirão Judeu, o Rabino decidiu criar o Golem Josef, moldando a argila que ele buscava nas margens do rio Vltava (Vl-tava) e trazendo-o à vida através de rituais e encantos hebreus, introduzindo em sua boca uma shem (She-m): uma placa com inscrições mágicas.

Para ser um protetor ainda melhor, seu mestre lhe deu um colar especial feito de pele de cervo, contendo runas e inscrições místicas. Com este ornamento o Golem se tornava invisível e até invocava espíritos dos mortos. Mas, segundo a crença, caso o Golem recebesse a dádiva da fala ele teria, então, uma alma e, por isso, fora desprovido deste benefício.

Por ser feito de barro ele não tinha as necessidades de comer, beber, não reclamava de nada e era praticamente incansável. Era extremamente forte e destemido, então podia proteger como ninguém a comunidade. Porém, o Golem foi ficando cada vez mais e mais forte e, ao invés de heroico e útil, o monstro veio tornar-se incontrolável e, dizem, até destrutivo.

Um dia o Golem foi avistado descontrolado, em fúria, arrancando árvores do chão. O Rabino estava na sinagoga quando foi interrompido pelos cidadãos para ser avisado sobre o ataque do monstro. Ele saiu em disparada para acalmá-lo e remover a placa da vida da sua boca.

O Rabino foi então convocado ao Palácio Real de Praga para uma audiência secreta, no meio da noite, com o imperador. Rudolph II ofereceu um acordo: Se o Golem fosse desativado permanentemente, o imperador garantiria a segurança contra qualquer ataque futuro ao quarteirão judeu.

Depois de conquistarem a paz e temendo a curiosidade alheia, o Rabino Löew decidiu desativar o Golem Josef e enterrá-lo num túmulo no distrito Žižkov (Gich-cov), para sempre.”

A Lenda do Golem Josef de Praga, supostamente, foi a inspiração para todas as histórias de robôs e rebeliões de autômatos que surgiram posteriormente.

A distinção conceitual entre os “robôs” e todas as outras máquinas vêm da capacidade destes de ajustarem suas ações em relação às circunstâncias. Então, desde o advento dos primeiros aparelhos autômatos até os atuais computadores e smartphones, nós, seres humanos, estamos aprendendo a conviver com nossos próprios Golens modernos.

A Netflix arrebatou os corações dos amantes de sci-fi com o lançamento do seriado Black Mirror.

A Netflix arrebatou os corações dos amantes de sci-fi com o lançamento do seriado Black Mirror.

Questionamentos iniciais

1-) O que Black Mirror representa para o Sci-fi moderno?

2-) É um seriado realista ou futurista do ponto de vista alegórico? Ou seja, trata-se de uma paródia do que estamos vivendo hoje ou nós realmente estamos caminhando para o futuro apresentado nos episódios? (Ex.: Nosedive, 15M Merits / Alegoria da Caverna)

3-) Por que a relação homem e máquina geralmente culmina na subjugação total ou parcial da raça humana nas obras de ficção científica? (Exterminador vs Homem Bicentenário)

Nossas escolhas do Black Mirror

Sethista: San Junipero (5) / White Christmas (3) / Shut Up and Dance (4) / Crocodile (7)

Eilor: Fifteen Million Merits (1) / White Bear (2) / Hated in Nation (6) / Metalhead (8)

S01:E02 Fifteen Million Merits

Pessoas confinadas numa servidão escrava são obrigadas a pedalar bicicletas pela eternidade como forma de contribuir com a comunidade e pagar pelos seus serviços limitados. Porém, um show de calouros é oferecido como sonho e promessa de mudança de vida e liberdade para quem se destacar na multidão.

Episódio Fifteen Million Merits traz terror psicológico baseado na escravidão pela tecnologia.

Episódio Fifteen Million Merits traz terror psicológico baseado na escravidão pela tecnologia.

S02:E02 White Bear

Victoria acorda sem se lembrar de nada sobre sua vida, sendo perseguida por assassinos. Desesperada e correndo pela sua vida, busca ajuda de pessoas que apenas observam e se recusam a comunicar com ela. O mundo se torna um labirinto sem saída, com espectadores frios e poucas chances de sucesso.

S02:E04 White Christmas

A temporada do natal apresenta três contos sobre tecnologia compartilhados por dois homens presos pelo clima rigoroso em um entreposto isolado. Uma secretária muito peculiar inserida em um “cookie”, uma confraria de ajuda a encontros românticos que resulta em um grande problema e uma investigação criminal 100% psicológica fazem deste episódio um dos mais aflitivos da série.

S03:E03 Shut Up and Dance

Depois de ser flagrado se masturbando por um hacker, um jovem é obrigado a fazer uma escolha: Seguir as ordens do seu chantagista ou ter o seu segredos revelados na Internet. Obrigado pela chantagem a cooperar, descobre uma rede de conspiração contra a vida privada, alimentada pelos segredos de muitas pessoas temporariamente escravizadas.

Episódio Shut Up and Dance seria o mais próximo da nossa realidade atual?

Episódio Shut Up and Dance seria o mais próximo da nossa realidade atual?

S03:E04 San Junipero

Em um futuro de possibilidades um sistema capacita os seres humanos a conservarem sua vida e seus corpos em cidades jovens e ideias, dentro de grandes data centers, durante grandes enfermidades ou até mesmo depois da morte. Uma jovem se encontra em San Junipero, “livre” da sua enfermidade para descobrir uma vida realmente plena de alegria, amor e possibilidades. Mas será esta a alternativa mais justa à morte depois que as pessoas mais importantes da sua vida já se foram?

Episódio San Junipero ganhou prêmios e é considerado por muitos o melhor de Black Mirror.

Episódio San Junipero ganhou prêmios e é considerado por muitos o melhor de Black Mirror.

S03:E06 Hated in Nation

Em um futuro de paz e prosperidade a humanidade se vê ameaçada por um exército praticamente invisível e implacável, controlado por um revoltoso hacker. Sem saber, a opinião pública se torna a mais poderosa arma contra ela mesma neste jogo onde a morte crava o pior destino para quem é odiado nas redes sociais.

S04:03 Crocodile

Uma famosa arquiteta que participou de um crime no passado tenta esconder seu segredo a qualquer custo. Mas a tecnologia de reconstrução de memória fecha cada vez mais o cerco, tornando o longínquo passado em uma série de novos delitos.

S04:E05 Metalhead

Em uma sociedade totalmente refém de máquinas fisicamente superiores, uma caça ao tesouro termina numa corrida desesperada pela vida. Como porcos cercados por lobos, os poucos humanos restantes são obrigados a viver confinados na sua própria imundice.

Dicas Além da Imaginação

Eilor: Filme “Her”, seriado “Dark”, livro “Eu, Robô”, de Isaac Asimov e os artigos “The meaning of life in a world without work”, de Yuval Noah Harari para o The Guardian.

Sethista: Livro “Cidade dos Sonhos”, “A Fantástica Vida Breve de Oscar Wao” e o seriado Cosmos.

Não perca nossas próximas edições do Podcast Gigacast com temáticas sci-fi!

Não perca nossas próximas edições do Podcast Gigacast com temáticas sci-fi!

SHARE
Gigacast 06: A Serie Black Mirror e a Relação Homem e Máquina.
Confira mais atrações!
Tocar Capa
Participantes